sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Bicicletário Insustentável















Na manhã desta quinta-feira, 2 de outubro, os fortes ventos que atingiram a cidade revelou, dentre muitos dos seus estragos, algo interessante. Até então cercado de tapumes e propagandas, as obras do bicicletário foram, enfim, compartilhadas com a comunidade PUC. O que foi visto foi o retrao da gestão do DCE deste ano: nada. Apenas as barras que eram utilizadas para estacionar as bicicletas foram retiradas. Nem o “chão” que estava visivelmente precisando de reformas foi trocado. Três meses depois do “cercamento”, nenhuma obra foi iniciada.


Infelizmente, além da vergonhosa situação, uma vida foi posta em risco. O funcionário José Bernardo caiu no rio quando a base metálica rompeu enquanto ele tentava arrumar o local. Graças ao pronto socorro, José foi encaminhado ao hospital e passa bem.

A teórica construção é uma parceria entre o DCE Idéias e a Sulamérica seguros porém, a não parece ter sido bem-sucedida. Em julho o antigo bicicletário foi desativado e os ciclistas estão, desde então, sem local para deixarem as bicicletas.

O DCE Idéias ainda não se pronunciou, e provavelmente só o fará depois do dia 05, mas dizem que a obra foi embargada pois, em seu projeto original, haveria um guichê de vendas da seguradora e a PUC não concordou com “idéia”.

O bicicletário foi divulgado na campanha como o grande feito do candidato enquanto presidente do DCE. Como todos puderam atestar, “o mais moderno bicicletário da América Latina” não saiu do papel. Parece que ele já está treinando para entrar na Cârmara.

PERGUNTA (1)

Muitos ciclistas foram obrigados a abandonar a bicicleta. Durante mais quanto tempo eles terão que deixar de aldo o transporte não-poluente?

PERGUNTA (2)

Se havia este impasse entre DCE Idéias e PUC-Rio, por que não manter o antigo? Será que era importante a expectativa de uma mega-obra para usar na campanha?

PERGUNTA (3)

Era visível a oxidação da grade metálica que servia de piso para o antigo bicicletário. Se ia haver uma obra, porque manter uma estrutura comprometida?

PERGUNTA 1 + 2+ 3

Uma das promessas de campanha do Idéias em 2006 era a prestação de contas mensais. Depois de um ano e nove meses, nenhuma conta foi prestada

.

AONDE ESTÁ E ONDE FOI GASTO O DINHEIRO DO DCE?

Um comentário:

Unknown disse...

por causa dessas obras interminaveis eu tive q parar minha bicicleta na arvore, pois cheguei e nao tinha mais espaco para prende-la e quando acabaram minhas aulas, fui pegar minha bike, pra minha surpresa: LEVARAM MEU BANCO! claro... as cameras nao pegam mais onde paramos as bicicletas, pessoal tah aproveitando pra roubar os bancos.